Clique nas imagens para ampliar
Uso da válvula sanitária em sistemas industriais
Existem diferentes tipos de dispositivos cada um com uma funiconalidade
A válvula sanitária é um dos dispositivos mais comumente encontrados em sistemas industriais. Porém, nem todos conhecem a sua função e, muito menos, a importância de tê-la instalada.
Uma válvula sanitária pode ser de diferentes tipos, mas qualquer um deles é projetado para ser extremamente higiênico, por isso feito em aço inox, sendo o aço 316L o mais completo hoje disponível no mercado, para não reter alimentos ou qualquer outro componente alheio a sua estrutura no seu corpo. Isso significa que quando você usa uma válvula sanitária para uma tarefa como limpeza, ela não vai ficar cheia de restos de materiais oriundos do líquido com o qual teve contato. Isso é muito importante porque em consequência há menos risco de contaminação dos produtos. Agora, pense em uma indústria alimentícia. Caso não houvesse a válvula sanitária e durante a limpeza houvesse uma contaminação, caso ela não fosse descoberta a tempo, todo o produto que posteriormente passasse pelas tubulações ou tanques seria contaminado e precisaria ser descartado. Imagine o prejuízo que isso poderia causar.
Existem variados tipos de válvula sanitária. Conheça alguns deles:
- válvula sanitária de quebra de vácuo: é uma tipo de válvula que faz o alívio de preção positiva ou negativa nos tanques. Seu objetivo é manter a pressão atmosférica no reservatório durante o enchimento e esvaziamento e, com isso, evitar problemas como rachaduras, explosões e implosões;
- válvula sanitária de alívio de pressão: é semelhante à válvula de quebra de vácuo, porém se destina principalmente a tubulações. Ela faz apenas o alívio positivo de pressão, ou seja, quando a pressão está muito alta na tubulação, ela a elimina, equilibrando o sistema;
- válvula sanitária borboleta: podem ser operadas manualmente ou de forma automática e são usadas para diferentes fins dentro das indústrias.
- válvula sanitária Mixproof: é uma válvula à prova de mistura, com vedação dupla.
- válvula sanitária manifold: é capaz de conectar várias válvulas, para que diferentes operações possam ocorrer ao mesmo tempo na linha sem que haja mistura dos líquidos.
A escolha das válvulas que serão instaladas em um ambiente industrial é muito importante. Elas precisam ser resistentes e confiáveis, para que garantam um menor desgaste não só delas mesmas mas também dos demais componentes aos quais estão interligadas.
Para saber mais sobre Válvula sanitária
Ligue para 11 4152-8471 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!