Clique nas imagens para ampliar
VÁLVULA DE SEGURANÇA E ALÍVIO TRAZ PROTEÇÃO A TUBULAÇÕES
Produto ajuda a evitar problemas e diminuir risco de danos
Quando se fala em tubulações, diversas variáveis precisam ser controladas para que haja garantia de bom funcionamento. Vazão, velocidade, temperatura, pressão, são alguns dos pontos importantes de serem observados, pois se houver um descontrole, pode levar o sistema ao colapso e causar grandes prejuízos. A válvula de segurança e alívio é um dispositivo que ajuda a controlar um desses fatores, a pressão.
Quando a pressão aumenta mais do que era previsto em uma tubulação, pode causar muitos danos como comprometimento de válvulas, rompimentos de tubos e conexões.
É para evitar esse tipo de dano que é instalada a válvula de segurança e alívio.
Dessa forma, esse tipo de dispositivo é muito importante para a indústria, funcionando como uma espécie de protetor do sistema.
O desenvolvimento da válvula de segurança e alívio tem um percurso histórico que começa com o francês Denis Papin, em 1682. Ele desenvolveu o dispositivo como uma válvula de contrapressão. Basicamente, o peso movimentado por uma alavanca alterava a pressão de ajuste. Mais tarde, em 1848, o inglês Charles Ritchie aperfeiçoou a ideia, aproveitando as forças do fluido fazendo com que aumentasse o curso de abertura do disco da válvula. Outras mudanças vieram a partir de estudos como de John Ramsbottom, que desenvolveu a válvula de mola, e George Richardson e Edward H. Ashcroft, que desenvolveram a válvula de segurança tipo mola, e ainda de Willian Naylor que desenvolveu um segundo lábio em volta do disco.
É claro que até que se chegasse ao modelo atual de válvula de segurança e alívio ocorreram muitos acidentes. Por conta disso, sistemas como o de contrapeso não são mais aceitos em caldeiras. Além disso, a American Society of Machanical Engineers (ASME), s sociedade Técnica Educacional de engenheiros Mecânicos elaborou uma série de normas que envolvem desde a fabricação da válvula de segurança e alívio, passando pela sua instalação e posterior inspeção de projetos.
Na verdade, não existe um modelo único de válvula de segurança e alívio. Existem válvulas de “alívio”, de “segurança” e de “segurança e alívio”. Todas elas têm a mesma finalidade, que é diminuir o desequilíbrio de pressão no sistema. Porém, o uso de cada uma delas depende do tipo de fluido que está sendo produzido ou armazenado.
Independentemente do modelo de válvula de segurança e alívio escolhido, em indústrias, o objetivo delas sempre será a proteção de vidas e de bens através do ajuste da pressão.
Para saber mais sobre Válvula de segurança e alívio
Ligue para 11 4152-8471 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!