Clique nas imagens para ampliar
VÁLVULAS DE SEGURANÇA E QUEBRA VÁCUO PREVINEM PROBLEMAS DE PRESSÃO
Dispositivos ajudam a evitar rompimentos em tubulações e tanques
Quando uma tubulação ou um tanque sofre um rompimento por problemas causados por pressão, a empresa vê escorrer pelo ralo uma alta soma de investimentos, principalmente quando se fala em tanques de escala industrial. Usar dispositivos como válvulas de segurança e quebra vácuo ajuda a diminuir o risco de que problemas como esse aconteçam.
Um exemplo que aconteceu nos Estados Unidos pode deixar mais clara a importância do uso das válvulas de segurança e quebra vácuo. Em 1919, em Boston, ocorreu o chamado Desastre de Melaço. Em uma época em que a principal fonte de açúcar no país era o melado, a cidade norte-americana contava com uma forte indústria do ramo.
Porém, em janeiro daquele ano, em um dia muito quente, começou a ocorrer fermentação no interior do tanque. Com a produção de dióxido de carbono, a pressão interna ficou elevada. O tanque acabou se rompendo, despejando o melado a uma velocidade de quase 60 km/h. Houve 21 mortes e 150 pessoas ficaram feridas. Mas o que isso tem a ver com as válvulas de segurança e quebra vácuo?
É que esse tipo de dispositivo é projetado para dar mais segurança a tubulações e tanques. As válvulas de segurança e quebra vácuo conseguem fazer o alívio positivo de pressão, isso é, elas enviam para o exterior dos dutos e tanques a pressão que está em excesso. Mas existe uma pequena diferença entre as válvulas de segurança e quebra vácuo. No caso das válvulas de quebra vácuo, o uso é recomendado somente para tanques. Isso porque além de fazerem o alívio positivo de pressão, elas podem fazer o inverso, ou seja, fazer com que o ar entre no tanque, quando a pressão externa está maior do que a interna. Isso é imprescindível para que não haja problemas como implosões.
O problema em Boston pode ter sido causado por imprudência? De acordo com as investigações, pode, pois possivelmente existiam vazamentos no tanque. Mas o uso de válvulas de segurança e quebra vácuo poderiam ajudar a evitar o desastre porque elas conseguiriam dar conta do alívio da pressão no local. Assim, mesmo que a temperatura fosse alta e a fermentação acontecesse rapidamente, seria possível controlar a pressão interna do compartimento.
Atualmente, as normas quanto à pressão nos tanques são muito rigorosas. Elas seguem padrões internacionais que levam em conta necessidade de evitar acidentes.
O uso das válvulas de segurança e quebra vácuo são uma das formas mais eficientes de alcançar os padrões impostos por essas normas.
Para saber mais sobre Válvulas de segurança e quebra vácuo
Ligue para 11 4152-8471 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!